terça-feira, 14 de julho de 2009

Pérolas da Mitologia - Onde a luz não chega


Os gregos nunca representavam Atena, a deusa da sabedoria, despida ou com roupas transparentes. Ao contrário, quando nasceu da cabeça de Zeus, o rei dos deuses, já era adulta e trajava uma armadura completa por cima da alva túnica. Era bela e atraente, mas fez ouvidos surdos às propostas de seus pretendentes, obtendo de seu pai a permissão para se manter virgem eternamente. Um dia, porém, quando se banhava numa fonte quase secreta, foi surpreendida pelo jovem Tirésias, que ficou extasiado pela sua nudez. A deusa, então, num gesto rápido, colocou as mãos sobre os olhos dele deixando-o irremediavelmente cego. Quando ficou sabendo que ele era filho de Cáriclo, sua ninfa favorita, era tarde demais para arrepender-se. Cáriclo suplicou-lhe que devolvesse a visão de Tirésias, mas Atena nada podia fazer pois esse castigo cruel não era idéia sua, mas era ditado por uma velha lei de Cronos, o pai dos deuses do Olimpo, que mandava punir assim todo mortal que visse o que não deveria ter visto. A deusa, porém, condoendo-se do jovem cego, deu-lhe o dom da profecia e forneceu-lhe um cajado com poderes mágicos, que o guiaria como se ele pudesse enxergar. Assim a mitologia explicava a origem do maior vidente da estória grega.
Mas havia outra versão, preferida por mim, para a cegueira do famoso adivinho. Dizia que um dia ele encontrara duas sepentes que se acasalavam e tentou matá-las com um golpe de seu cajado. No entanto feriu apenas a fêmea, e foi, por isso, transformado numa mulher, assim vivendo por sete anos, até que, encontrando o mesmo casal de cobras, feriu o macho desta feita, voltando assim a ser homem. Por isso, quando Zeus quis provar a Hera, sua esposa, que o prazer dela era muito mais intenso que o dele, os dois concordaram que não havia ninguém mais
adequado que Tirésias para encerrar aquela discussão. "Do prazer, o homem aproveita uma parte, enquanto a mulher aproveita três vezes três", respondeu ele com sinceridade - ao que Hera, sentindo-se traída, tirou-lhe a visão para sempre. Zeus, então, para compensar a cegueira, garantiu-lhe muitos séculos de vida, deu-lhe o dom da profecia e prometeu que ele conservaria sua lucidez mesmo no mundo dos mortos.

O aviso está bem claro, seja qual for a versão: a natureza feminina é um dos mistérios da vida que ninguém, homem ou mulher, irá jamais desvendar.

Nenhum comentário: