sábado, 30 de janeiro de 2010

Mitologia e os Signos - Capricórnio



Pomona vivia em seu jardim cuidando das flores e das plantas, dedicando todo o seu tempo neste árduo e belo trabalho que, no entanto, a tornava solitária. Ignorava também todos que dela se aproximassem com intenções afetivas.

Vertumo também era extremamente dedicado ao cultivo de suas terras e cuidava para que as mesmas sempre estivessem bem tratadas. Adorava flores e frutos. Verdumo era apaixonado por Pomona e pensava em tudo para poder conquistá-la mas temia sua indiferença. Fez várias tentativas para aproximar-se da amada, todas infrutíferas. Resolveu então transformar-se em ceifeiro, após em lavrador, em vinheiro e, por fim numa velha senhora. Usando destas artimanhas, Verdumo foi-se declarando até que resolveu mostrar sua verdadeira identidade. Aí, quando Pomona viu seu rosto iluminado pelos raios de sol, apaixonou-se também pelo rei da Etrúria e os dois puderam unir-se pelos laços do amor e do matrimônio.

Cada uma das passagens acima apresentadas tem muito das características das pessoas que tem a data de nascimento compreendida entre "22 de dezembro" e "20 de janeiro", ascendente em Capricórnio, e que tem Saturno como planeta importante no Mapa Natal.

Características de Capricórnio:

Perseverança, paciência, obstinação, usa toda sua força para atingir um objetivo, lida muito bem com o setor público de um modo geral, conhece seus limites, tem grande admiração pela figura paterna a quem reserva um espaço importante em sua vida, embora a relação em si seja difícil. As mulheres, por sua vez idealizam a figura paterna em seus companheiros. Outra situação freqüente na vida do capricorniano é que tem que assumir responsabilidades muito cedo na vida, são pessoas que definem perfeitamente o tempo, necessário para realizar uma tarefa, os limites e a simetria das coisas e circunstâncias. A figura do pai é tão dominante que esta relação se estende às grandes instituições onde o capricorniano ocupa posições de poder, por entender bem o sistema.

Está relacionado também à tradição e a cultura de um modo geral. Podem violentar seus sentimentos em benefício de sua ascensão social e profissional. Conhecem a hierarquia como ninguém. Não aceitam facilmente aquilo que não é convencional, acadêmico ou tradicional, só compartilham daquilo que pode ser aceito socialmente e tem aplicação prática. Muitas vezes para garantir seu lugar e suas obras, é capaz de tentar até paralisar o progresso daquela região.

Muitas vezes impõem aos filhos suas profissões e, às filhas, os maridos a quem devem contrair matrimônio. Mais ligado a parte material e financeira da vida, não dão muita importância ao lado afetivo. Por isto podem ser vistos como frios e pouco sensuais. Existe naturalmente outro grupo de capricornianos que tem outro temperamento, são voluptuosos, satíricos e podem ter até um traço de crueldade em seus relacionamentos. São especialmente organizados e necessitam de grande estabilidade, tem método, mas pode cristalizar sua capacidade psíquica e até sua criatividade o que se traduz numa aparência de mais velhos de idade do que realmente são.

Tem necessidade de isolamento e reagem ao novo desejando manter sempre o status-quo. Realistas, exibem ação objetiva e concreta, não sendo nada sonhadores. Mostram a todos a importância da experiência adquirida e da conquista das coisas através do trabalho árduo e seguro. Paradoxalmente são os que mais cobram a si a ação do tempo na realização das coisas. Por incrível que pareça cabe ao signo de capricórnio a regência sobre a dança onde atributos como a auto-disciplina, treino constante, paciência e perseverança, são requisitos fundamentais para o profissional bem sucedido.

Os capricornianos são muito leais e cumpridores a risca de seus compromissos. Quando envolvidos emocionalmente com alguém são capazes de enfrentar toda a sorte de vicissitudes para proteger o relacionamento garantindo sua segurança e estabilidade. Nestes casos são gentis e amáveis. São grandes admiradores dos ciclos da vida, admiram as plantas, flores e frutos. Adoram os dias frios e cinzentos, bem como as chuvas.

Símbolo: Cabra montês

Nenhum comentário: