quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mitologia e os Signos - Aquário




Estamos na idade do bronze. Muita coisa estava acontecendo: guerras, injustiças e toda a sorte de crimes comuns e até hediondos. A vida humana era considerada miserável e dolorosa de ser vivida. Zeus então resolveu acabar com tudo julgando que nenhum homem era merecedor da proteção de quaisquer dos deuses do Olimpo.

Pensando assim, Zeus determinou que se fizesse o dilúvio. Sabendo do que estava para acontecer, Prometeu avisou a seu filho Deucalião e o orientou para construir uma grande arca. Nela seriam colocadas a esposa, os familiares e as provisões necessárias.

Choveu intensamente durante nove dias e nove noites. O planeta todo transbordava em água e a arca de Deucalião foi até o Monte Parnaso, um dos locais não invadido pelas águas. Desembarcaram em terra firme e imediatamente ofereceram um sacrifício a Zeus em agradecimento por suas vidas, aparentemente as únicas que restaram no planeta Terra. Porém a medida que as águas foram descendo, o casal entristecido via animais e pessoas mortas. Desesperados, pediram a Zeus que a raça humana fosse reconstituída.

Assim, foram orientados a jogarem pedras para trás. Cada pedra que Deucalião jogava, transformava-se em um homem e as pedras de sua esposa, em mulheres. A Terra foi então repovoada, porém pouco depois o homem voltou a apresentar os mesmos padrões de comportamento e nunca houve mais paz.

Outros mitos de Aquário: Urano e Prometeu.

Cada uma das passagens acima descritas tem muitas das características das pessoas que tem a data de nascimento compreendida entre "21 de janeiro" e "19 de fevereiro", ascendente em Aquário e que tem Saturno ou Urano como planetas importantes no Mapa Natal.

Características de Aquário:

Radical, original, intempestivo, fixa-se em idéias ou em uma ideologia, gostam de olhar o céu e contemplar o firmamento, são utópicos e podem apresentar grande dificuldade em lidar com a rotina do dia a dia, devem aprender a contemporizar, suas vidas estão sempre se remodelando e estruturas obsoletas são substituídas pelas novas, normalmente repudiam o animalesco, o primitivo, tem grande instinto civilizador num sentido gregário pois os aquarianos sentem-se confortáveis na criação de grupos. Porém, apesar de estar sempre voltado para a comunidade, para os grupos, é extremamente individualista. Muitas vezes são subtraídos de seus cargos ou do seio de uma comunidade em que representam um papel importante. Apesar de sentirem-se mutilados com a velocidade com que as coisas acontecem é porque lhes está destinada uma nova função, com novas oportunidades, novos caminhos.

Como detém em si a mudança do status-quo, são tidos como rebeldes, revolucionários e anarquistas. Muitos inventores e artistas estão em grande número dentre os aquarianos. Rompem fronteiras, não aceitam limites, buscam a verdade, são científicos e intelectuais. Tem muitas vezes uma criatividade compulsiva. Preocupam-se com a fidelidade, lealdade e confiança. A amizade lhes é importante pois é com os amigos que compartilham suas idéias. As vezes, os aquarianos tem a sensação de não pertencerem ao planeta terra ou a esta dimensão. Acham que tem uma missão mas nem sempre tem consciência de qual seja, são extremamente apegados a liberdade e defendem com tenacidade suas idéias. Pode usar de sua rebeldia para favorecer a coletividade.

É interessante pois todo trabalho desenvolvido pelo aquariano é voltado para a sociedade porém deve ser realizado de uma forma isolada. A psicologia, a assistência social o campo das invenções e até mesmo a Astrologia são campos que muito interessam a todos os aquarianos de um modo geral. É um grande questionador inclusive da autoridade alheia. Tem ânsia de expandir seus conhecimentos e divulgar amplamente suas idéias. A maioria das vezes não é compreendido por ter idéias futuristas. Igualmente importante está a sua boa vontade para com todos de um modo geral e não particular, seu amor a humanidade como um todo, a esperança no aperfeiçoamento do ser humano e a evolução da espécie. Busca a igualdade e a fraternidade. Vive o eterno dilema do ser único versus a coletividade.

Símbolo: O Aguadeiro

Nenhum comentário: