sexta-feira, 29 de julho de 2011

Pérolas da Mitologia - A inveja é um veneno (2)


As Filhas de Cecrops - Rubens

Uma vez Hermes estava voando sobre os arredores de Atenas, cumprindo sua missão de mensageiro dos deuses, quando foi atraído por um gracioso cortejo formado por Pandrosa, Herse e Aglaura, as três belas filhas do rei Cécrops. Com guirlandas na cabeça, elas voltavam do templo da deusa protetora da cidade. Ao ver Herse, cuja beleza ofuscava a das irmãs, Hermes ficou tão perturbado que não atinou descer ao solo. Em vez disso, descreveu uma curva nos céus e voltou a tempo de vê-las entrando em casa. Com seu coração já enfeitiçado pela bela princesa, desceu ao solo para procurá-la. Aglaura foi quem viu aquele estranho se aproximando. Hermes tratou-a com simpatia, revelou quem era e pediu para ajudá-lo a aproximar-se de Herse. Aglaura empalideceu só de ouvir falar da irmã, alegou que ela dormia, e que poderia fazer aproximação dos dois mais tarde, somente por muito dinheiro.

Desapontado, Hermes contou tudo para a deusa Atena, que resolveu punir Aglaura. Para tanto procurou Inveja e mandou-a invadir o coração da princesa. Enquanto Aglaura dormia, Inveja entrou no palácio e soprou seu hálito peçonhento em suas narinas e ainda insuflou-lhe na mente a tortura de ficar imaginando cada detalhe do possível casamento grandioso de Herse. Desde aquele dia, Aglaura começou a se corroer por dentro, não por ciúme, uma vez que Hermes não a atraia, mas devido a terrível idéia de que Herse seria feliz. Chegou a pensar em morrer para não assistir o sucesso da irmã. Quando Hermes voltou, ela estava tão desatinada que deitou-se diante da porta para impedir a passagem dele. O deus tentou afastá-la gentilmente, mas ela declarou que ficaria ali para sempre para impedi-lo de entrar.

Hermes perdeu a paciência e respondeu que concordava e tocou-a com seu bastão mágico. Então Aglaura percebeu que perdia os movimentos e um frio mortal invadia seu corpo. Ela acabou virando pedra, ficando ali como uma estátua inútil que nem mesmo era branca, mas de uma pedra escurecida pela chama da inveja.

Nesse mito narrado por Ovídio, mais do que a compreensível vontade de ter o que Herse tem, Aglaura sofre por sentir o desejo obscuro de que Herse não tenha. Por isso ela virou uma estátua, vítima da mesma paralisia que acomete todo aquele que, ao saber do sucesso de alguém, sente-se mal e entristece, não por perder alguma coisa, mas porque a simples idéia de ver outra pessoa feliz, torna-se para ele um veneno insuportável.

Nenhum comentário: